O Teste de Bechdel

Dykes_to_Watch_Out_For_(Bechdel_test_origin)

Olá pessoas. Bom, recentemente tá super famosa essa ideia de Girl Power , as mulheres estão dominando a sociedade, o mercado de trabalho e até os cargos mais importantes no senado. Mas ainda existe muita coisa a ser melhorada, apesar da grande influência de mulheres na música, no cinema e na economia, ainda são alarmantes os números de casos de violência sexual no país e no mundo, além disso, se pensarmos bem, a mulher nem sempre é bem representada no cinema ou na tv. Como ter certeza disso?

É aí que o Teste de Bechdel entra em cena. O teste de Bechdel foi originado de um cartoon feito por Alison Bechdel em 1985. No cartoon duas amigas conversavam e uma falou para a outra que só assistia a um filme se ele seguisse três regrinhas básicas:

1- Que ele tivesse pelo menos duas mulheres

2- Que essas mulheres conversassem entre si

3- Que essas conversas não fossem sobre homens

Parece muito simples, eu mesma consigo pensar em milhões de ocasiões onde eu converso com uma amiga com nome sem que essa conversa relacione um garoto. Só que na verdade, se você olhar bem direitinho para os filmes de hoje, poucos passam.

disney_2761018b

Bom, eu conheci esse teste em um vídeo de uma palestra de um americano, que fala que os filmes para crianças deviam ter mais representação de Girl Power, e que talvez isso ensinasse aos meninos desde pequenos a tratar melhor as mulheres, a palestra é realmente muito boa, ele fala que dos 100 melhores filmes de 2011, apenas 11 passam no Teste de Bechdel e que uma em cada cinco mulheres já foi sexualmente agredida.

Esses números são bem intimidadores para uma sociedade que se diz quase dominada pelas mulheres. Ele também critica filmes só com garotos, ele compara filmes como Star Wars e O mágico de Oz e diz que a sociedade seria melhor com menos filmes de guerra e mais filmes sobre amizades. Ele elogia os filmes da Disney, por retratarem garotas corajosas e por discernirem essa imagem. Ele fala sobre as heroínas de hoje em dia como a Hermione e a Katniss também. Ele propõe que os pais incentivem o respeito entre os meninos e as meninas e fala sobre como isso poderia afetar no futuro deles, a palestra é bem legal, ela está em inglês, mas basta ativar a legenda, sério, vale a pena.

1

Enfim, esse assunto anda me perseguindo um pouco, por que dia desses estava visitando o canal Lully de Verdade e ela explicou muito bem o Teste de Bechdel. Ela ainda fala um pouco mais sobre como as mulheres dos quadrinhos são tratadas como símbolos sexuais e sempre mais fracas que os homens. Na descrição do vídeo ela dá um link pra um site bem legal que mostra algumas fotos de heróis em posições de heroínas, é bem tosco, mas pelo menos dá pra ver como as mulheres são tratadas de forma exagerada e totalmente machista nos quadrinhos.Ela ainda fala também que a maioria dos filmes que passam no Teste de Bechdel, são filmes estrelados por garotas, como Frozen por exemplo, que a Anna e a Elsa falam muito mais do que sobre os garotos do filme, mas a ideia principal do Teste de Bechdel não é incentivar mais filmes sobre garotas e sim que os filmes tenham uma retratação justa das mulheres e não pessoas sem nome que só falam sobre garotos. Aqui estão os links do vídeo da Lully: Teste de Bechdel, Wikipedia, Heróis como heroínas, The Hawkeye Initiative. Vídeo da Lully:

Bom, é isso, espero que tenham gostado. Xoxo

One thought on “O Teste de Bechdel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

WP-SpamFree by Pole Position Marketing